Casamentos Agendados:

Lidiane de Fátima da Silva

Orientações sobre Casamento

Orientações sobre Casamento:

1- Os casamentos a serem celebrados na paróquia devem ser marcados com pelo menos 3 meses de antecedência, a fim de conduzir o processo matrimonial em tempo hábil, e, por questão de agenda da paróquia e dos padres.

2- Os noivos devem agendar para preenchimento do processo pelo menos 45 dias antes da data marcada.

3- Os horários disponíveis são: sextas feiras ás 20 horas ou sábados ás 17:00 ou . Pode ser em outro dia e horário desde que se consiga padre disponível.

4- Nas capelas os horários serão os mesmos, conforme a disponibilidade dos padres.

5- Os noivos podem apresentar até o limite de 8 (oito) casais como padrinhos, (quatro de cada parte) que poderão ficar no altar, se houver mais, deve ser comunicado antecipadamente para reservar bancos da igreja. Estes devem ser católicos praticantes e em situação regular com a igreja, afinal são testemunhas de um sacramento.

6- Os padrinhos da igreja cheguem adiantados (ao menos 30 minutos), procurem a sacristia para assinarem o processo e ocupem os lugares indicados permanecendo em silêncio durante toda a celebração.

7- Pode-se celebrar com efeito civil, providenciando-se os

documentos equivalentes para a igreja e no cartório

8- Durante a semana que antecede o casamento, é bom fazer um ensaio na igreja,

(principalmente as daminhas) combine-se na sacristia.

9- Pode-se trazer outros padres desde que se informe (solicite) antecipadamente e se confirme a autenticidade.

10- Em caso de atraso, por parte da noiva ou padrinhos, ou de qualquer ordem, poderá ser apressada a celebração, em vista dos outros compromissos paroquiais.

11- Caso haja mais de um casamento, deve haver um acordo entre as noivas quanto aos enfeites da igreja. Não será permitido mais que um enfeite por sábado.

12- Para que tudo transcorra na perfeita ordem, procure-se acertar todos os detalhes, taxas e documentos anteriormente. Casamentos marcados e não confirmados até 30 dias antes serão cancelados.

Endereço para convites:     Av. Deputado Virgílio de Carvalho Pinto nº 1000.

Parque dos Estados – Bragança Paulista

Paróquia Nossa Senhora da Esperança

Com relação às floriculturas:

-Todas são bem-vindas, à nossa comunidade paroquial, sem restrições.

-não existe nenhuma taxa obrigatória, todavia acuse-se a consciência se seu lucro provém desta fonte. A paróquia não se

recusa a receber contribuições espontâneas.

-não serão permitidos enfeites que estejam em contraste com a realidade da comunidade: tapetes até o pátio da igreja, arranjos além da portinhola do corredor central, colunas em arcos (com ou sem arranjos), colunas altas com arranjos ou vasos, colunas iluminadas.

-apenas uma floricultura por sábado, não será admitido colocar ou retirar enfeites entre casamentos, é preciso levar em consideração a carência de algumas noivas que muitas vezes não podem pagar.

-é de responsabilidade das floriculturas a limpeza da igreja antes e depois das celebrações, bem como retirar tudo no final, antes das missas, deixando parte dos arranjos para a igreja, se possível.

-a paróquia não se responsabiliza por, tapetes, tules, tecidos em geral, colunas, suportes para arranjos, e outros, que não tenham sido retirados no final das celebrações, bem como, não

cobrirá qualquer tipo de dano que tenha ocorrido nestes.

Senhores fotógrafos, filmadores e músicos:

-todos são bem-vindos em nossa paróquia

-não há taxas, todavia as contribuições são aceitas, o uso de energia elétrica acarretará em uma taxa cobrada pela paróquia.

-chegar pelo menos meia hora antes a fim de instalar e testar os equipamentos e, ou,

instrumentos.

-não fiquem cruzando entre o celebrante e os noivos, coloque-se em lugares que facilitem os seus trabalho e não prejudiquem a celebrações.

-não fiquem tirando fotos dos noivos com padrinhos no altar, pois geralmente há missa após a celebração matrimonial

-as músicas tenham um espírito cristão, que fundamentem o verdadeiro amor entre os noivos. Nem sempre os temas de novelas e músicas da época são as melhores. Se possível, apresentem antecipadamente uma listagem do que vai ser cantado ou tocado.

-os danos em instalações ou equipamentos de qualquer natureza são de responsabilidade de quem os possui, ficando a paróquia isenta de qualquer eventualidade. Os danos em instalações ou equipamentos da comunidade serão de responsabilidade de quem os tiver utilizando.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

CERTIDÃO DE BATISMO DOS NOIVOS – ATUALIZADA (ÚLTIMOS 6 MESES)

RG, CPF E COMPROVENTE DE RESIDENCIA DOS NOIVOS.

COMPROVANTE DO CURSO DE NOIVOS

PROTOCÓLO OU CERTIDÃO DE CASAMENTO CIVIL

PADRINHOS: DADOS (Nome, endereço, RG, CIC, profissão, certidão de casamento) de um casal de padrinhos para cada noivo.

Podem-se ter até oito casais de padrinhos, sendo quatro para cada lado, e nos casos de Efeito Civil, os padrinhos devem estar entre os padrinhos do religioso escolhidos.

Em caso de Efeito Civil:

-Requerimento a ser retirado na Igreja e levar para o Civil

-Protocolo Civil, ser levado á Igreja

-Habilitação civil/Pegar no Cartório e levar para a Igreja

-Após o casamento levar a Ata e o Comprovante da Celebração

-Reconhecer firma da certidão emitida pela Igreja

-PADRINHOS: DADOS (Nome, endereço, RG, CIC, profissão). Lembrando que os padrinhos do civil devem estar entre os padrinhos escolhidos no Religioso.

TAXA DE CASAMENTO: R$ 200,00 (Em caso de transferências é paga a mesma taxa)

COM EFEITO CIVIL: R$ 250,00 (Em caso de transferências é paga a mesma taxa)

TAXA PARA SOM, ILUMINAÇÃO E FLORICULTURAS: R$ 30,00

PARA MELHORES INFORMAÇÕES: 4031-3066 (Igreja)