Pastoral do Batismo

O Sacramento do Batismo
O Sacramento do Batismo incorpora todos os seres humanos a Cristo, tornando-os membros do povo de Deus; perdoa-lhes todos os pecados e os faz passar livres do poder das trevas, a condição de filhos adotivos (Cl 1, 13), transformando-os em nova criatura pela água e pelo Espírito Santo, por isso, são chamados filhos de Deus e realmente o são.
O Batismo, porta da vida e do Reino, é o primeiro Sacramento da nova Lei que Cristo, instituiu para que todos possam alcançar a vida eterna (Jo 3,5).
O Batismo é antes de tudo sinal daquela fé com a qual os seres humanos respondem ao Evangelho de Cristo. Além disso, o batismo é o sacramento pelo qual as pessoas passam a pertencer ao corpo da Igreja.
Compete principalmente a o povo de Deus, isto é a Igreja, que transmite e alimenta a fé recebida dos apóstolos, preparar com o maior cuidado o Batismo e a formação cristã.
Orientações
1.     Os padrinhos devem ser casados na Igreja e no civil, ser católicos praticantes e não ter nenhum impedimento canônico.
2.     Quando solteiros, os padrinhos devem ter idade mínima de 16 anos e ter recebido os sacramentos da iniciação cristã (batismo, crisma e eucaristia) (Cân. 874, parágrafo 2).
3.     Não poderão ser padrinhos: pessoas separadas, amasiadas ou que tenham sido atingidas por pena canônica (Cân 874, parágrafo 4) quem é o pai e a mãe do batizando ( Cân.874, parágrafo 5); quem pertence a outra Igreja ( cân.874, parágrafo 2).
4.     Admite-se apenas um padrinho ou uma só madrinha, ou também um padrinho e uma madrinha (cân. 873), desde que estejam com a norma da Igreja.
5.     Crianças com mais de sete anos ou para se completar, deverão participar do Rito de Iniciação Cristã, com duração de 2 anos e serão batizadas antes da comunhão eucarística.

Lista dos documentos necessários para a inscrição para o Batismo.

1.     Certidão de nascimento da criança
2.     Comprovante do encontro do Batismo dos pais e padrinhos.
3.     RG dos pais e padrinhos;
4.     Se a criança for de outra cidade, trazer autorização da sua paróquia de origem, assinada pelo pároco;
5.     Comprovante de endereço de pais e padrinhos;
6.     Certidão de casamento dos padrinhos (no civil e na Igreja)
7.     Padrinhos solteiros (idade mínima, 16 anos) devem trazer comprovante de crisma.

Pe. Orestes de Oliveira Preto                       Pe. Olivaldo de Carvalho
                Pároco                                                   Vigário paroquial