A Alegria de Evangelizar

15/10/2010 16:51

A Alegria de Evangelizar

Dom Sérgio

A Alegria de Evangelizar.

Irmãos e Irmãs!

A Missão, razão de ser da Igreja, entra em pauta no mês de outubro, celebrado como mês missionário. A missão caracteriza a Igreja e dá-lhe identidade. Impõe-se, portanto, que não só no mês de outubro, mas todos os dias e em toda a sua ação, empenhe-se sempre mais na expansão da consciência missionária e de que o mandato de Jesus de fazer com que “todos os povos se tornem discípulos” (Mt 28,19), continua atual. E o que é ser discípulo? Mais do que iniciativa e empenho pessoal, é graça, dom, chamado que leva à adesão a Jesus e a viver de acordo com o que Ele ensinou e realizou, não individualmente, mas em comunidade, no compromisso com a justiça, onde ninguém seja excluído ou marginalizado. Eis o desafio: ter presente que a missão não é algo isolado, à parte, uma pastoral ou um movimento a mais, mas a vocação própria da Igreja chamada a manifestar o amor de Deus a todos os povos, fazendo-se sempre mais próxima do mundo, das realidades, das pessoas. Assim lemos no Decreto Conciliar do Vaticano II – AD GENTES, sobre a atividade missionária da Igreja, no n. 36b: “Convençam-se todos os filhos da Igreja de sua responsabilidade para com o mundo. Fomentem em si um espírito verdadeiramente católico. Empenhem-se com afinco na obra da evangelização. Contudo saibam todos que seu primeiro e principal dever pela difusão da fé consiste em viver profundamente a vida cristã. Pois seu fervor no serviço de Deus e sua caridade para com os outros trarão novo sopro espiritual a toda a Igreja, que aparecerá como “luz do mundo” (Mt 5, 14) e “sal da terra” (Mt 5, 13). Mais facilmente se tornará eficaz esse testemunho da vida se praticado juntamente com outras confissões cristãs, conforme as normas do Decreto sobre o Ecumenismo”.

O Papa Bento XVI em sua mensagem para o dia mundial das missões de 2010 “lembra às Comunidades Diocesanas e Paroquiais, aos Institutos de Vida Consagrada, aos Movimentos Eclesiais, a todo o Povo de Deus, a ocasião para renovar o compromisso de anunciar o Evangelho e dar às atividades pastorais um ímpeto missionário mais amplo”. Aí reside precisamente a missão da Igreja que é a de orientar toda a humanidade para abraçar o projeto de Deus, de justiça, liberdade e vida para todos, capaz de vencer o anti projeto do Reino que é reino do pão não partilhado, do poder que não se configura como serviço, do privilégio que favorece a acumulação e a ostentação em detrimento da articulação de processos de transformação. O anti projeto é a realização de tudo aquilo que está na perícope da tentação de Jesus no deserto (Lc 4,1ss).

Alegramo-nos ainda com o Papa que nos convida a tornarmo-nos “promotores da novidade de vida, feita de relacionamentos autênticos, em comunidades fundadas no Evangelho. Numa sociedade multiétnica que experimenta cada vez mais formas preocupantes de solidão e de indiferença, os cristãos devem aprender a oferecer sinais de esperança e a tornar-se irmãos universais, cultivando os grandes ideais que transformam a história e, sem falsas ilusões nem medos inúteis, comprometer-se para fazer com que o planeta seja a casa de todos os povos.

Terminamos encorajando nossa Igreja Particular de Bragança Paulista para que seja uma Igreja marcada pelo estilo verdadeiramente missionário. A reestruturação e capacitação do COMIDI – Comissão Missionária Diocesana, tem como finalidade, colaborar junto às Paróquias, na formação dos COMIPAS – Comissões Missionárias Paroquiais, favorecendo um estado permanente de missão onde todos se sintam protagonistas no anúncio do Evangelho. Alimentados pela Palavra de Deus, pela Eucaristia – fonte e ápice da vida e da missão da Igreja, pelo sim de Maria e audácia dos Apóstolos de ontem e de hoje, sejamos instrumentos da realização do “Projeto de Deus, que deseja ‘que todo o gênero humano constitua um só Povo de Deus, se congregue num só Corpo de Cristo, e se edifique num só templo do Espírito Santo’”.

Bispo Diocesano de Bragança Paulista – SP.