Vocação: Escolher a Vida

31/07/2010 11:56

Vocação: Escolher a Vida

Irmãos e Irmãs !

Na Igreja do Brasil o mês de agosto é revestido de um significado especial: a reflexão sobre o sentido da VOCAÇÃO. Vocação é uma palavra latina – Vocare – chamar. Somos chamados, primeiramente para a vida, esta é a primeira e fundamental vocação: VIVER. É sempre Deus quem toma a iniciativa e chama para a vida, para ser feliz, este é seu objetivo em relação a nós, seus filhos e filhas. Somos imagem e semelhança d’Ele e a liberdade nos configura como tal, liberdade muitas vezes comprometida, sobretudo pelos meios de comunicação, que hoje mais do que nunca, ditam os comportamentos de acordo com os interesses da sociedade estabelecida: consumismo, imediatismo, relativismo, prazer e vantagem acima de tudo. Escolher nesse contexto, fazer opção pelos valores que contam tais como o respeito, dignidade, reconhecimento dos valores do outro, generosidade, compromisso com os pequenos, excluídos e pobres, torna-se um desafio.

Perguntar pela vocação de alguém ou de alguma coisa é perguntar pelo seu destino, para onde se encaminha, para onde vai. Vocação é o sentido próprio de nossa vida, corresponde ao nosso ser na sua abertura para as diversas direções. Assim compreendemos o ser humano, como um ser de relações, de envolvimentos, inserido na realidade desafiadora e aí, descobrindo-se em experiências sucessivas de dor e alegria, de fracasso e vitória, amadurecendo e encontrando o seu lugar. Com o salmista rezamos: “O que é o homem para dele te lembrares? O ser humano, para que o visites? Tu o fizeste pouco menos que um deus e o coroaste de glória e esplendor. Tu o fizeste reinar sobre as obras de tuas mãos, e sob os pés dele tudo colocaste...” (Salmo 8,5-7).

Lembramos com carinho a vocação do PADRE. Identificado com Jesus o Bom Pastor, anima o Povo de Deus na Igreja, Comunidade de discípulos missionários de Jesus Cristo. Homem da misericórdia e do acolhimento por excelência; preside a celebração da Eucaristia e demais sacramentos e colabora para que as pessoas a ele confiadas façam a opção pela vida, renovem cada dia a relação com Deus, relação que dá a vida e mostra o caminho para a vida. Os PAIS são os parceiros com Deus na formação não só da família marcada pelos laços da carne, mas da grande família, formadora dos valores humanos e cristãos onde todos sejam irmãos. Fidelidade, alegria, gratuidade, generosidade e oração marquem a vida de nossas famílias e que elas sejam lugar de humanização e do encontro com Deus. Os RELIGIOSOS e as RELIGIOSAS são os que se entregam sem reservas à causa do Reino de Deus que é justiça, verdade, santidade. Em suas vidas a primazia é a do Reino. A simplicidade, a alegria, o testemunho de liberdade os caracterizam. Os irmãos LEIGOS e LEIGAS são os catequistas, ministros, animadores de grupos, comunidades, movimentos, pastorais que em virtude do batismo e da crisma servem não só na Igreja, mas nas realidades onde se encontram, colaborando na construção de uma sociedade justa e solidária onde todos tenham lugar e vivam com dignidade. Que bonita nossa Igreja, marcada pelo exemplo e testemunho deles, levado muitas vezes às últimas conseqüências com a entrega da vida.

Vamos em frente, sabendo que só vale a pena viver se estamos dispostos a servir. Façamos o caminho sem medo, buscando ocupar o nosso lugar, AMANDO E SERVINDO.

Dom Sérgio Aparecido Colombo

Bispo Diocesano