SOB A BANDEIRA DO FILHO

16/09/2010 10:38

 

ESPIRITUALIDADE INACIANA

SOB A BANDEIRA DO FILHO

 

"AQUILO MESMO QUE A GENTE RECEIA DE FAZER QUANDO DEUS MANDA, QUANDO O DIABO PEDE, SE PERFAZ..." GRANDE SERTÃO VEREDAS- GUIMARÃES ROSA
 
RIOBALDO, PERSONAGEM CRIADO POR GUIMARÃES ROSA, NA SUA SIMPLICIDADE DE JAGUNÇO, PÔDE DESCOBRIR NO SERTÃO, NO AMOR A DIADORIM,PISTAS QUE NOS AJUDAM TAMBEM A ENCONTRAR O AMOR A DEUS. ASSIM COMO ELE, NÓS NÃO CONSEGUIMOS ASSUMIR NOSSO VERDADEIRO AMOR A TEMPO DE DESFRUTAR DELE. RIOBALDO SEMPRE SE SENTIU ATRAÍDO POR DIADORIM, SEU COMPANHEIRO JAGUNÇO E MELHOR AMIGO, NO ENTANTO, SÓ DESCOBRIU QUE DIADORIM ERA MULHER QUANDO SEU AMIGO MORREU. DIANTE DA DESCOBERTA, RIOBALDO CHORA E LEMBRA AS TANTAS VEZES QUE SUAS MÃOS SE TOCARAM, QUE SEUS ROSTOS SE APROXIMARAM E DO CIÚMES QUE SENTIAM UM PELO OUTRO, PENSANDO QUE PODERIAM TER SE AMADO E NÃO FIZERAM.
MEUS BONS AMIGOS... QUANTAS VEZES DEIXAMOS DE MANIFESTAR NOSSO AMOR POR DEUS POR NÃO SEGUIR NOSSAS MOTIVAÇÕES MAIS PROFUNDAS. QUANTAS VEZES DESCOBRIMOS O VALOR DAS COISAS E PESSOAS QUANDO AS PERDEMOS? QUANTO HÁ EM NÓS DE RIOBALDO E DIADORIM ?
SANTO INÁCIO DIZIA QUE DENTRO DE NÓS, ACONTECEM MOVIMENTOS INTERIORES QUE PODEM OU NÃO GERAR AÇÕES. A ESSES MOVIMENTOS DEU O NOME DE MOÇÕES. AS MOÇÕES INTERIORES PODEM NOS LEVAR A COMETER BOAS OU MÁS AÇÕES. CABE AO BOM OU AO MAL ESPÍRITO NOS GUIAREM. E A NÓS, NOS DEIXARMOS CONDUZIR PELO ESPÍRITO DE DEUS AO ENCONTRO DO AMOR MAIOR. CRIOU ENTÃO ALGUMAS DICAS ÀS QUAIS DEU O NOME DE REGRAS PARA O DISCERNIMENTO DOS ESPÍRITOS:

1ª regra

Às pessoas que vão de pecado mortal em pecado mortal, costuma normalmente o inimigo propor-lhes prazeres aparentes, fazendo com que imaginem deleites e prazeres sensuais para que mais se conservem e cresçam nos seus vícios e pecados.

Com tais pessoas o bom espírito usa de um método oposto: punge-lhes e remorde-lhes a consciência pela sindérese (1) da razão.

2ª regra

Nas pessoas que se vão purificando intensamente dos seus pecados e caminham no serviço de Deus nosso Senhor de bem a melhor, o bom e o mau espírito operam em sentido inverso ao da regra precedente. Porque neste caso é próprio do mau espírito causar tristeza e remorsos de consciência, levantar obstáculos e perturbá-las com falsas razões para as deter no seu progresso.

E é próprio do bom espírito dar-lhes coragem, forças, consolações e lágrimas, inspirações e paz, facilitando-lhes o caminho e desembaraçando-o de todos os obstáculos, para as fazer avançar na prática do bem.

NUMA SOCIEDADE COMO A ATUAL EM QUE TEMOS TÃO POUCO TEMPO PARA DISCERNIR; EM QUE SOMOS LEVADOS PARA CÁ E PARA LÁ POR DESEJOS NEM SEMPRE NOSSOS; E DIANTE DE UMA MORAL QUE DEIXOU A TRADIÇÃO PRA TRAZ E SEGUE AGORA A DITADURA DO ENTRETENIMENTO; É IMPORTANTE CONHECER QUEM NOS GUIA, PARA NÃO VIVERMOS COMO RIOBALDO E DIADORIM, COM O AMOR AO ALCANCE,MAS INCAPAZES DE VIVE-LO EM PLENITUDE.

 
TEXTOS PARA REFLETIR:
2Sm 12, 1-15
Rom 7, 15-25

 
PARA QUEM DESEJA MAIS: 4032-2265- MARCELO