Pequeninos do Senhor chega à África formando os cristãos de amanhã

28/07/2010 15:04

Apresentar Jesus Cristo à garotada de forma lúdica e numa linguagem adequada a eles. É aí que reside a proposta da Associação Pequeninos do Senhor ao buscar a evangelização das crianças de três a sete anos durante as missas e levar a família para o Dia do Senhor.

Segundo Rachel Abdalla, presidente da Associação, criar um espaço infantil para evangelização dos pequeninos durante as celebrações nos finais de semana é abrir as portas da casa de Deus, garantindo a presença destas crianças ali no futuro, como os próximos agentes de pastorais, que são tão importantes na nossa Igreja. Ela diz que “é o plantar hoje para colher amanhã!”.

Atualmente, o Projeto está constituído em uma Associação de Fiéis Leigos, implantado em mais de 100 paróquias e comunidades em mais de 20 dioceses do Brasil, e na Diocese de Luanda, em Angola, no continente africano.

Este trabalho de propagação dos objetivos da Associação, que existe desde 1997 e que teve início na Paróquia Nossa Senhora das Dores, no bairro do Cambuí, em Campinas, foi para muito além das fronteiras do Município e do estado de São Paulo. Rachel lembra que muitos não imaginavam a dimensão que a Obra iria tomar, mas que os envolvidos estavam vivenciando o crescimento e a necessidade deste serviço dentro da Igreja. “Hoje, são quase 500 voluntários envolvidos diretamente na evangelização de mais de 1.600 crianças, semanalmente”. Ela lembra ainda que o fato de ser uma Pastoral, subentende que o trabalho está sob os cuidados zelosos da Igreja, e com isso, aumenta a credibilidade do Projeto e abre as portas para a implantação deste em novas dioceses do Brasil e do mundo.

Desde janeiro de 2010, o novo site da Associação, mais interativo e participativo, oferecendo subsídios de catequese e formação cristã, está nos primeiros lugares de busca no Google, no que diz respeito a crianças na missa, e atingiu uma média mensal de 18 mil visitas durante estes últimos cinco meses.

Devido ao grande sucesso deste serviço de evangelização, dioceses de países tão distintos como Portugal, Estados Unidos e Angola, fizeram contato com a Associação, sendo que no país africano, houve a implantação do “Pequeninos do Senhor” pelo padre Stefano Tollu, onde estão sendo evangelizadas mais de 600 crianças, semanalmente, com o Missal dos Pequeninos, que é um material de evangelização, de fácil acesso e linguagem simples para os catequistas que acolhem as crianças durante as missas.

A presidente da Associação lembra ainda que, assim como São Paulo, que escreveu na segunda carta a Timóteo, (2Tim 4,17), “O Senhor está conosco e nos enche de força, a fim de podermos anunciar toda a mensagem, e que ela chegue aos ouvidos das nações por Ele escolhidas”, há a certeza da proteção e presença divina no que diz respeito à missão, e que “as palavras de Jesus Cristo ressoam em nossos ouvidos e no nosso coração, no que diz respeito à quantidade de lugares, ou crianças ou voluntários envolvidos na Pastoral Pequeninos do Senhor, visto que, quem tudo alcança e faz é o próprio Deus que tudo pode, e nós somos apenas servas”.

CD “Vinde a Mim os Pequeninos…”

A Associação, recentemente, lançou o CD “Vinde a Mim os Pequeninos…” que foi gravado com músicas inéditas, com Aprovação Eclesiástica, criadas exclusivamente para o acolhimento dos pequeninos nas missas e para a interiorização e aproveitamento dos catequistas e cristãos em geral. O CD se encontra à venda na Paróquia Nossa Senhora das Dores, no Cambuí, em Campinas e, também, pelo site da Instituição.

Fonte:https://www.atribuna.org.br/2010/pequeninos-do-senhor-chega-a-africa-formando-os-cristaos-de-amanha/